Rua Dr. Manuel Estrela S/N, 3070-811 Praia de Mira

Obra do Frei Gil

A SOCIEDADE DE PROMOÇÃO SOCIAL – OBRA DO FREI GIL é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, (IPSS) de natureza jurídica-religiosa e sem fins lucrativos, fundada em outubro de 1942 por Frei Gil Alferes, de seu nome Manuel Nunes Alferes, padre dominicano, tutelado pelo Bispo da Diocese de Coimbra.

À data da sua fundação era denominada por Obra da Criança Abandonada, e tinha por finalidade prioritária amparar as C/J abandonadas: «Não matem as crianças. Dêem-mas». Assente neste propósito nasceu efectivamente a obra, com três crianças recolhidas na Casa de Cervães, em Braga à qual o fundador apelidou de “Casa Mãe”. Estava lançada a obra que viria a desdobrar-se em 14 casas em Portugal e Angola num trabalho de promoção social e moral de C/J, através do seu acolhimento e educação, sendo também uma das obras mais antigas a nível nacional, no apoio à infância e juventude.

A Obra do Frei Gil tem a sua sede em Praia de Mira no distrito de Coimbra, mas a sua ação de intervenção estende-se também pelos distritos de Aveiro e Porto. Foi reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública em 25 de março de 1991, com registo lavrado pela inscrição n.º 42/91, a fl. 133 do livro n.º 4 das Fundações de Solidariedade Social, conforme declaração publicada no DR – III Série n.º 285, de 11-12-1991 (p. 21 420).

Assente na Promoção dos Direitos da C/J e da Família, prossegue fins de Acção Social dirigida ao Acolhimento e Apoio Familiar, com Acordos de Cooperação com o Instituto de Segurança Social, I.P., no âmbito da Infância e Juventude, para as respostas sociais de Casas de Acolhimento Residencial (CAR), Infantário e Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP).

Missão, Visão e Valores

Missão

Promover o desenvolvimento integrado e humanizado das crianças e jovens, no sentido do exercício da sua plena cidadania. 

Promover o desenvolvimento integrado e humanizado, fomentando na família as capacidades parentais, no sentido de garantir o bem-estar de cada elemento.

Prestar um serviço pedagógico adaptado a cada criança, por forma a desenvolver-se pessoal, afetiva e socialmente.

Visão


Ser uma referência na Inovação Social.

Valores


Cooperação; Subsidiariedade; Proporcionalidade; Solidariedade; Participação; Liberdade e Autonomia; Responsabilidade Social; Respeito e Igualdade; Inovação Social; Sustentabilidade; Confidencialidade; Transparência; Integridade; Idoneidade; Inclusão Social; Dignidade Humana

Tem em pleno funcionamento as respostas sociais: